@toldosmiraflex

  • Instagram
  • Facebook
  • Toldos Miraflex

Conceito Marquise e o Que é Marquise?

Atualizado: 25 de Jul de 2019

Você já deve ter escutado falar ou lido sobre marquises. São estruturas que de certa forma, cobrem, protegem e trazem alto valor arquitetônico para projetos de fachadas residencias, comerciais, industriais, em campos de futebol e diversos tipos e modelos na construção civil. Leia mais na matéria que escrevemos para você!

Conceito Marquise

" Marquise (do francês “marquise”, «esposa de marquês», «variedade de pêra», «grande toldo usado nas tendas de oficiais») é um regionalismo, tanto em Portugal como no Brasil. Em Portugal, trata-se «em apartamentos e casas, [de] área de serviço envidraçada, para proteger do frio, do vento e da chuva; marquesa», enquanto, no Brasil, será «na fachada dos edifícios, cobertura em balanço, lateralmente aberta, para proteger da chuva e do sol» (in Dicionário Eletrônico Houaiss).

O Dicionário da Porto Editora também regista marquise, «varanda ou galeria envidraçada, anexa a um edifício maior», mas não acolhe “marquize”, tal como o Houaiss." O que é Marquise

Marquise é: Pequena cobertura que protege a porta de entrada. A marquise é utilizada como recurso para projetar sombras e mesmo proteger de chuvas. Cobertura, aberta lateralmente, que se projeta para além da parede da construção.

alpendre, ou marquise, é um tipo de varanda que estabelece uma graduação bastante marcada entre os espaços interiores e exteriores de uma residência, protegendo-a da incidência direta da radiação solar e da chuva. Normalmente é entendido como uma faixa pavimentada sobre a qual avança o beiral do telhado que cobre a casa. Também costuma ser imaginada tradicionalmente como um corredor envolto de um lado por uma parede e do outro por uma arcada (de forma semelhante a um claustro) ou por uma sequencia de pilares ou colunas.

O alpendre é um elemento típico da arquitetura vernacular de regiões muito quentes, em geral tropicais. Possui papel de destaque na arquitetura bandeirista, verificada no estado de São Paulo durante o período da colonização portuguesa, como forma de adaptação ao clima e à terra. Nesse tipo de arquitetura, o alpendre assume um forte significado social de marcação de território. No caso da casa bandeirista, normalmente o quarto de hóspedes comunicava-se apenas com o alpendre, nunca com o interior da casa, isto é, o domínio da família.

No período colonial o alpendre frontal é constante na arquitetura rural, enquanto que nas cidades fica voltado para o fundo da casa, visando privacidade.

marquise também é comum em igrejas, nas quais, ao adentrar os portões e subir à marquise, há uma porta, geralmente um portal, que dá acesso ao templo. Ela existe, normalmente, em médias e grandes igrejas. Consulte a Miraflex e faça um orçamento sem compromisso em Ribeirão Preto - Rio Preto - Araçatuba - São Paulo Capital e Região.


16 99770-1564 Whats Ribeirão Preto - Sp Capital e Região

17 99772-5904 Whats Rio Preto - Araçatuba e Região Miraflex 28 anos de solução e qualidade.

326 visualizações