top of page
  • Foto do escritorToldos Miraflex

Conceito Pergolado e o que é Pergolado?

Significado de Pergolado

O termo pergolado vem de origem latina, " Pèrgula ", que se traduz como “varanda”. Chegou em língua italiana como uma pérgola. Em castelhana, uma pérgola é uma estrutura que é instalada em espaços abertos como uma decoração, uma vez que permite o crescimento de certos tipos de plantas ornamentais e aplicação de coberturas em vidro, policarbonato ou ACM. As pérgolas são formadas com duas fileiras de colunas ligadas por vigas instalados horizontalmente opostas. Esses feixes de criar uma espécie de corredor unindo as colunas que estão na mesma linha ao mesmo tempo, dando origem a uma estrutura ou telhado. É nesta estrutura onde podem crescer plantas trepadeiras, para atingir um determinado grau de desenvolvimento, unem-se e cobrir as vigas, formando um telhado e criando novos ambientes, protegidos do sol e chuva, se tornando um lounge ou um ambiente extra em casas, empresas e escritórios. Confira um Exemplo:


 

Aplicações e Usos do Pergolado


Uma pérgula, pérgola ou pergolado é uma espécie de cobertura vazada, possui diversas funções como controle da incidência dos raios solares, suporte para trepadeiras, abrigo para automóveis e/ou elemento de paisagismo. Além da estética, pode promover um melhor conforto ambiental ao usuário.

Uma ótima solução para coberturas de pergolado, são as formas mais modernas e leves disponíveis no mercado, alem do tradicional vidro que traz um pouco mais de peso e riscos de impactos, temos o famoso Policarbonato. Composto em dois modelos, Alveolar e Compacto, chega a ser 60x mais resistente que o vidro, sendo transparente da mesma forma, e durabilidade estimada de 20 anos,

Muito usado também as plantas em pergolados. As plantas se transformam durante o ano e felizmente a natureza contribui para a adaptação ao clima. No inverno as folhas caem promovendo menor bloqueio ou barreira ao sol, no verão as folhas promovem maior sombra, desta forma o pergolado é agradável e convidativo durante todo o ano.

Geralmente tem a conformidade de réguas paralelas sustentadas por pilares.

O conjunto pode ser construído em ACM, estrutura metálica, concreto, madeira, alumínio, bambu ou qualquer material que ofereça boa resistência e estética.


Confira nossas próximas publicações rápidas para conhecer mais sobre produtos que trazem um grande conforto visual como os pergolados.

A Miraflex está cada vez mais perto de você, levando soluções modernas que se encaixam no seu ambiente, trazendo proteção e agregando ao projeto arquitetônico. Os pergolados podem ser projetados pela nossa equipe técnica e acompanhada a execução pelo nosso engenheiro civil. Estamos há mais de 28 anos no mercado nas cidade de Ribeirão Preto, Rio Preto e região #toldos #toldos #toldosemriopreto #riopreto #ribeiraopreto #coberturas #pergolados #miraflex #toldos #toldosem #qualidade #solucao #modernidade #arquitetura #engenharia #exclusividade




Creditos: Arq Decor - DecorNet

Imagens de Pesquisas Google/Imagens

2.212 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page